Dr. Fernando M. de Pina Cabral

CRM-SC 2627-4 / RQE 16.696 (Ortopedia e Traumatologia)

Vim com minha família do Rio de Janeiro no ano de 2018 em busca de melhor qualidade de vida! Sou Ortopedista do Hospital SOS Cárdio (Florianópolis) onde realizo Cirurgias de Alta Complexidade Ortopédica como Artroplastias de Quadril pela via de Acesso Anterior, Revisões de Próteses de Quadril com graves falhas ósseas, Osteotomias Pélvicas/Femorais, Artroscopias de Quadril e Cirurgias do Trauma Ortopédico.

Me formei Médico na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ortopedista na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Me especializei em Cirurgia de Quadril no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), onde trabalhei como Membro do Grupo de Cirurgia de Quadril por 5 anos. Por lá também trabalhei no Banco de Transplantes Ósseos por 1 ano.

Fui Coordenador do Grupo de Cirurgia do Quadril do HTO-Lindú (RJ) em 2011, onde realizei mais de 200 Artroplastias em 1 ano. Trabalhei também em Hospitais Estaduais de Trauma Ortopédico de grande volume como H. Getúlio Vargas e H. Albert Schweitzer por mais de 5 anos.

Realizei “Fellow” em Cirurgia de Quadril no Hospital Inselspital, da Universidade de Berna (Suiça) em 2017, que é um dos maiores centros mundias em Cirurgias Preservadoras de Quadril. Baseado nos Estudos do Grupo de Berna, fiz minha Dissertação de Mestrado em Biomecânica do Quadril, que foi publicada no Journal of Orthopaedics em 2020.

Participei de Treinamentos em Artroscopia de Quadril na Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas (AAOS) em Chicago (EUA) nos anos de 2010, 2012 e 2016. Realizo Pesquisas Científicas na área de Quadril e me atualizo constantemente em Congressos e Cursos nacionais e internacionais.

Tudo isto com o objetivo de prestar o melhor serviço possível para os pacientes que me procuram!

Atendo nos Consultórios Médicos do Hospital e temos todo Protocolo atualizado para avaliação dos pacientes com lesões Ortopédicas, Traumatológicas, incluindo exames de imagem de última geração como Radiografias Digitalizadas, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Contamos com Equipe Clínica de excelência e Centro Cirúrgico moderno, além do maior Centro de Terapia Intensiva do estado de Santa Catarina.

Nossos protocolos de reabilitação que incluem Fisioterapia e orientações atualizadas associadas a experiência profissional adquirida há mais de 20 anos em Cirurgias de Alta Complexidade.

Espero que gostem do site! Um abraço,

Dr. Fernando M. de Pina Cabral

Currículo Resumido Atualizado

  • Mestre em Ciências Biológicas do Sistema Musculoesquelético, pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) 2018
  • Membro do Serviço de Transplantes Multitecidos do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO) 2018
  • Membro do Grupo de Cirurgia de Quadril do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) 2013-2018
  • Fellow em Cirurgia do Quadril no Inselspital, Universidade de Berna (Suiça) 2017
  • Estágio em Cirurgia de Quadril na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) 2007-2008
  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2004-2006
  • Bacharel em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) 2002

Membro das Sociedades Médicas

  • Européia de Ortopedistas (EFORT)
  • Internacional de Regeneração de Cartilagem e Preservação Articular (ICRS)
  • Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Brasileira de Quadril (SBQ)

Trabalhos Científicos

  • Avaliação da torção femoral em pacientes jovens com dor no quadril por impacto fêmoro-acetabular, 2018
  •  Uso da haste de Wagner em revisões de artroplastias totais de quadril, 2007
  • O uso do dreno aspirativo após artroplastias totais de quadril, 2007
  • Resultados do mutirão de artroplastias totais de quadril do INTO, 2007