- Ortopedia e Traumatologia
-
- Videoartroscopia - Cirurgias Preservadoras do Quadril
-
São técnicas que visam impedir ou retardar a destruição articular. Estudos recentes tem se intensificado na busca de procedimentos corretivos precocemente nas articulações, na tentativa de evitar a colocação de próteses. São elas representadas pela Videoartroscopia (uso de câmeras articulares), Osteotomias (redirecionamentos ósseos) e Luxações Controladas (abertura articular).
A técnica por Video permite um tratamento mais cosmético, utilizando materiais de forma percutânea para tentativa de correção das lesões. Constitui-se numa cirurgia fantástica, e de sucesso quando bem indicada e bem realizada. Lesões mais graves ou maiores podem ser mais complicadas de se resolver por esta técnica (que tem longa curva de aprendizado para o cirurgião), podendo ser indicada abertura da articulação (Luxação Controlada) para melhor resolução.
Já as Osteotomias são indicadas nas deformidades ósseas mais grosseiras, em doenças principalmente da infância e que podem evoluir para uma destruição articular mais precocemente.
Alterações Biomecânicas com indicação de Cirurgias Preservadoras:
OSTEOTOMIAS:
DISPLASIA DE QUADRIL – CIRURGIA: OSTEOTOMIA PÉLVICA DO TIPO GANZ
VIDEOARTROSCOPIA DE QUADRIL:
INRTRODUÇÃO DE CÂNULAS PERCUTÂNEAS PARA CORREÇÃO DAS LESÕES
LUXAÇÃO CONTROLADA DE QUADRIL:
CIRURGIA POR VIA ABERTA PARA CORRIGIR LESÕES MAIS EXTENSAS
- Biomecânica
-
Avanços nos estudos na Biomecânica Articular tem permitido cada vez mais a melhora da compreensão das diversas patologias, permitindo principalmente o emprego de técnicas que visam impedir ou retardar o desenvolvimento da artrose (destruição articular).
BALANÇA DE PAWELS
BRAÇOS DE ALAVANCA MUSCULARES:
O emprego de tecnologias de imagem são fundamentais para a correta avaliação biomecânica.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 3D:
CÁLCULO DA TORÇÃO FEMORAL:
Em trabalho realizado em 2017, pude avaliar a importância de avaliação da torção femoral no Impacto fêmoro-acetabular, sendo portanto uma importante medida biomecânica para o estudo das alterações do quadril.
- Tratamento Não-Cirúrgico da Artrose
-
Artrose é quando ocorre a destruição da cartilagem articular, e dependendo do seu estágio e dor, diferentes técnicas podem ser usadas. Inicialmente preconizam-se tratamentos não cirúrgicos.
VISCOSSUPLEMENTAÇAO
- Próteses de Quadril
-
Nos casos de artrose grave, esgotadas as possibilidades de tratamentos conservadores, indicamos a substituição articular por próteses. Veja mais em PROCEDIMENTOS – ARTROSE DE QUADRIL
ARTROPASTIA DE QUADRIL
DIVERSOS TIPOS DE PRÓTESES DE QUADRIL
ARTICULAÇÕES MAIS MODERNAS EM CERÂMICA
NOVOS IMPLANTES NOVAS HASTES FEMORAIS TIPO METAFISÁRIAS Em relação à via de acesso, tenho tido a oportunidade de realizar a técnica minimamente invasiva anterior ao quadril (AMIS). Temos assim a possibilidade de realizar a cirurgia de Artroplastia proporcionando ao paciente uma previsão de alta hospitalar e recuperação mais rápida após a colocação da Prótese e com menor dor, pois não há cortes em músculos e tendões. Usa-se para tal, uma via de acesso mais anatômica, com técnica cirúrgica especial e mesa específica. Essa é uma grande novidade!
ACESSO ANTERIOR AO QUADRIL – TÉCNICA MINI-ACESSO – AMIS
A.M.I.S. – MESA ESPECIAL PARA TÉCNICA ANTERIOR AO QUADRIL
PRÓTESE COM INSTRUMENTAL ESPECÍFICO AO ACESSO ANTERIOR (AMIS)
Também associada a técnica AMIS agora temos a possibilidade de Planejamento Digital da cirurgia, o que permitirá maior precisão (software com tecnologia 3D), sem custos adicionais.
Prótese planejada digitalmente através de Tomografia Computadoriza 3D – maior segurança e precisão
- Revisão de Próteses de Quadril
-
A Revisão de uma Artroplastia prévia é sempre um caso desafiador e com maiores riscos e complicações do que uma cirurgia convencional. Diversos componentes estão disponíveis e as técnicas para sua execução são variadas. Temos anos de experiência em Revisões de Artroplastias. Esta é uma área que também tem se desenvolvido muito.
IMPLANTES ACETABULARES EM TANTALUM
HASTES FEMORAIS DE REVISÃO DE DIVERSOS TAMANHOS E TIPOS
- Medicina Desportiva
-
Esporte é saúde, é vida!
Para mim, o melhor hobby que existe.
Mas pode levar a lesões musculares, tendinosas e articulares. Toda atenção deve ser dada as lesões no esporte, independentemente do nível do atleta. Sua prevenção é fundamental e a Medicina do Esporte se desenvolve cientificamente cada vez mais neste campo sensacional.
- Fraturas - Trauma
-
Também na Traumatologia, os avanços foram grandes nos últimos anos, com aprimoramento das técnicas cirúrgicas e da qualidade dos implantes. Materiais de maior resistência e mais leves, específicos para cada tipo de osso e fratura são realidade.
ENTORSES
FRATURA DO COLO FEMORAL FRATURAS TRANS E SUBTROCANTERIANAS NOVOS IMPLANTES PARA AS DIVERSAS FRATURAS