Áreas de Atuação

Ortopedia
Ortopedia e Traumatologia

Cirurgias Preservadoras do Quadril

São técnicas que visam impedir ou retardar a destruição articular. Estudos recentes tem se intensificado na busca de procedimentos corretivos precocemente nas articulações, na tentativa de evitar a colocação de próteses. São elas representadas pela artroscopia (uso de câmeras articulares), osteotomias (redirecionamentos ósseos) e luxações controladas (abertura articular).

Alterações Biomecânicas com indicação de Cirurgias Preservadoras:

 

OSTEOTOMIAS:

DISPLASIA DE QUADRIL – CIRURGIA: OSTEOTOMIA PÉLVICA DO TIPO GANZ 

 

VIDEOARTROSCOPIAS DE QUADRIL:

INRTRODUÇÃO DE CÂNULAS PERCUTÂNEAS PARA CORREÇÃO DAS LESÕES

 

LUXAÇÃO CONTROLADA DE QUADRIL:

CIRURGIA POR VIA ABERTA PARA CORRIGIR LESÕES MAIS EXTENSAS

 

Biomecânica

Avanços nos estudos na Biomecânica Articular tem permitido cada vez mais a melhora da compreensão das diversas patologias, permitindo principalmente o emprego de técnicas que visam impedir ou retardar o desenvolvimento da artrose (destruição articular).

BALANÇA DE PAWELS

 

BRAÇOS DE ALAVANCA MUSCULARES:

O emprego de tecnologias de imagem são fundamentais para a correta avaliação biomecânica.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 3D:

 

CÁLCULO DA TORÇÃO FEMORAL:

 

Em trabalho realizado em 2017, pude avaliar a importância de avaliação da torção femoral no Impacto fêmoro-acetabular, sendo portanto uma importante medida biomecânica para o estudo das alterações do quadril.

 

Tratamento Não-Cirúrgico da Artrose

Artrose é quando ocorre a destruição da cartilagem articular, e dependendo do seu estágio e dor, diferentes técnicas podem ser usadas. Inicialmente preconizam-se tratamentos não cirúrgicos.

VISCOSSUPLEMENTAÇAO

Próteses de Quadril

Nos casos de artrose grave, esgotadas as possibilidades de tratamentos conservadores, indicamos a substituição articular por próteses. Veja mais em PROCEDIMENTOS – ARTROSE DE QUADRIL

 

 

ARTROPASTIA DE QUADRIL

 

DIVERSOS TIPOS DE PRÓTESES DE QUADRIL

 

 

ARTICULAÇÕES MAIS MODERNAS EM CERÂMICA

 

NOVOS IMPLANTES

 

NOVAS HASTES FEMORAIS TIPO METAFISÁRIAS

 

Em relação à via de acesso, tenho tido a oportunidade de selecionar casos mais adequados para realização de acesso anterior ao quadril. Esta via tem a possibilidade em casos selecionados, de uma previsão de alta hospitalar e recuperação mais rápida após a colocação da prótese. Usa para tal, uma via de acesso mais anatômica, que não lesiona a musculatura e uma técnica cirúrgica especial, com mesa apropriada. Essa é uma novidade sensacional, mas para casos selecionados (ex. casos com pouca deformidade do quadril, artrose não deformante).

ACESSO ANTERIOR AO QUADRIL – TÉCNICA MINI-ACESSO

 

A.M.I.S. – MESA ESPECIAL PARA TÉCNICA ANTERIOR AO QUADRIL

PRÓTESE COM INSTRUMENTAL ESPECÍFICO AO ACESSO ANTERIOR

 

 

Revisão de Próteses de Quadril

A Revisão de uma Artroplastia prévia é sempre um caso desafiador e com maiores riscos e complicações do que uma cirurgia convencional. Diversos componentes estão disponíveis e as técnicas para sua execução são variadas. Temos anos de experiência em Revisões de Artroplastias. Esta é uma área que também tem se desenvolvido muito.

IMPLANTES ACETABULARES EM TANTALUM

HASTES FEMORAIS DE REVISÃO DE DIVERSOS TAMANHOS E TIPOS

Medicina Desportiva

Esporte é saúde, é vida!

Para mim, o melhor hobby que existe.

Mas pode levar a lesões musculares, tendinosas e articulares. Toda atenção deve ser dada as lesões no esporte, independentemente do nível do atleta. Sua prevenção é fundamental e a Medicina do Esporte se desenvolve cientificamente cada vez mais neste campo sensacional.

Fraturas - Trauma

Também na Traumatologia, os avanços foram grandes nos últimos anos, com aprimoramento das técnicas cirúrgicas e da qualidade dos implantes. Materiais de maior resistência e mais leves, específicos para cada tipo de osso e fratura são realidade.

 

ENTORSES

FRATURA DO COLO FEMORAL
FRATURAS TRANS E SUBTROCANTERIANAS

 

NOVOS IMPLANTES PARA AS DIVERSAS FRATURAS